News

Radix anuncia novo Head de Engenharia

Marco Tulio Duarte Rodriguez foi contratado para exercer cargo inédito na empresa

Engenharia %281%29

Marco Tulio Duarte Rodriguez é o novo Head de Engenharia da Radix. Com mais de 30 anos de experiência em execução e gerenciamento de projetos de engenharia multidisciplinar para indústrias de Óleo e Gás, Química & Petroquímica, Metais e Mineração, Papel e Celulose, entre outras, Tulio foi contratado para exercer esse cargo recém-criado na empresa.  

O profissional esteve à frente de vários projetos de Engenharia de grande importância econômica e social do país, como o pré-detalhamento do Complexo Petroquímico do Estado Rio de Janeiro (Comperj), o projeto executivo da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) da Petrobras, a mais moderna do País, com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%), combustível essencial para a circulação de produtos e riquezas do país, além do projeto executivo da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj, essencial para o tratamento do gás natural produzido nos campos do pré-sal.

Na Radix, Tulio vai contribuir para a organização e padronização técnica da Horizontal de Engenharia, estruturando processos e otimizando a execução de projetos; dar suporte a iniciativas comerciais, alavancando negócios; e direcionar o desenvolvimento de pessoas e equipes na área.  

- Acredito que a minha maior missão é fazer a empresa crescer e se consolidar como uma referência no mercado nacional e internacional. Para isso, espero poder combinar o meu conhecimento e experiência de mercado e de execução de grandes projetos de engenharia, com a vocação da Radix para inovação, gerando uma engenharia diferenciada e que dê suporte ao crescimento da empresa - afirma ele.  

As Horizontais da Radix fazem parte da segunda dimensão da clássica matriz organizacional das empresas: negócios X departamentos. A primeira dimensão, a vertical, é a das áreas de negócios e projetos. Já as Horizontais são formadas por profissionais que trabalham com alguma área específica, além dos limites organizacionais das unidades de negócios e temporais dos projetos. 

A Horizontal de Engenharia da Radix agrupa os profissionais com afinidade técnica, características e interesses na área da engenharia. Ela se destaca por focar no desenvolvimento de pessoas, processos e ferramentas, permitindo, no médio e longo prazo, ganhos de padronização, qualidade e produtividade nos projetos de engenharia executados pela Radix, o que se traduz por uma maior competitividade da empresa em um mercado bastante disputado.  

- Acreditamos na estrutura horizontal para alavancar a prática na empresa em todos os pilares: impulsionando negócios, estruturando processos e direcionando a capacitação dos profissionais. Nesse contexto, os heads têm um papel primordial, sendo os promotores de todo o processo e atuando como referências técnicas para os times. E o Tulio tem uma experiência ímpar, inquestionável, em projetos de engenharia; sem dúvidas poderá contribuir de forma sensacional para esse direcionamento e especialização na área – finaliza a diretora de Gente & Gestão da Radix, Daniella Gallo. 

Marco Tulio Rodriguez