News

Ic back

27Dec

Retrospectiva 2019

Retrospectiva

O ano de 2019 foi intenso e importante para a Radix. A nossa receita aumentou mais de 25%, crescemos muito em São Paulo e nos Estados Unidos, investimos na capacitação da nossa equipe, conquistamos novos clientes e fortalecemos relacionamentos com nossos clientes.

O aumento dos nossos negócios nos levou a ampliar nossas atividades e limites em 2019. Logo no início do ano, a Radix RJ mudou de endereço. Nada mais natural que expandir e melhorar as instalações onde está concentrada a maior parte de nossa força de trabalho. Fomos para um escritório mais novo e moderno, de cerca de dois mil metros quadrados, com o conceito “open space”, em que não há divisórias entre os postos de trabalho.

Entre as vitórias deste ano, certamente podemos citar as premiações que conquistamos. A Radix recebeu o prêmio internacional no Capability Challenge 2019, competição internacional do CMMI® Institute, que avalia empresas líderes em todo o mundo, a partir de sua capacidade organizacional.

Também conquistamos o selo Pró-Ética, pelo 3º ano consecutivo. Apenas 26 companhias no Brasil são reconhecidas pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União por integridade nas relações comerciais. Além disso, permanecemos no topo da lista das Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio de Janeiro, no Brasil e na área de TI.

Em 2019, a Radix participou de feiras acadêmicas e de hackathons – não só no Brasil – e promoveu, pela primeira vez, sua própria maratona de programação. Soluções que usam Inteligência Artificial e BI Analytics no setor energético foram as vencedoras do Hackathon Radix, que durou 42 horas seguidas e recebeu profissionais e estudantes de todo o país.

Estivemos em um dos mais importantes congressos internacionais do setor de distribuição de energia, a Distributech 2019, e no maior evento offshore do mundo, a OTC Houston. No congresso, apresentamos um projeto desenvolvido em machine learning aplicado a deslocamentos improcedentes no atendimento às solicitações relacionadas à geração e distribuição de energia. O sistema desenvolvido pela Radix é capaz de detectar corretamente cerca de 80% dos casos, melhorando a logística dos atendimentos e reduzindo o prejuízo de milhões de reais por ano. ​Já na OTC, mostramos soluções de video analytics, digital twins, automação, inteligência artificial e machine learning, ao lado da Microsoft, uma das nossas principais parceiras tecnológicas.

Os projetos entregues foram muitos, entre eles o  de modernização de sistema de energia da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos. A solução detalha a engenharia da usina de cogeração de energia para atender à recente expansão da Universidade. Na última década, o campus aumentou seu corpo discente em 17% (são mais de 20.000 alunos matriculados), além de 1.300 membros do corpo docente em período integral e outros 5.000 membros da equipe. Com a expansão de instalações, veio a necessidade de reestruturar o sistema energético – tanto para atender à nova demanda, como para reduzir os custos de geração e abastecimento de energia.

A solução da Radix foi aplicar o PI System e o conjunto de interfaces para coletar, visualizar e executar análises complexas, com PI Vision para criar dashboards intuitivos e como sistema consultivo e o mecanismo do Google Analytics para armazenar KPIs, informações de custo e modelos de configuração. Com o projeto desenvolvido, a Radix introduziu conceitos de Indústria 4.0 e Digital Workplace na universidade, potencializando a eficiência de seu abastecimento de energia.

Entregamos também uma solução de Otimização em Tempo Real de Hidrelétricas que faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O produto principal consiste em uma plataforma para otimização operacional de usinas hidrelétricas em cascata do Complexo Energético do Rio das Antas, no Rio Grande do Sul. O sistema maximiza a geração energética ao indicar em tempo real os pontos de maior eficiência dos equipamentos das usinas do Complexo e aproveitar melhor a água disponível.

A Makro, rede atacadista do grupo holandês SHV com 70 lojas no Brasil, foi outra cliente que adotou uma solução tecnológica da Radix. O projeto reduz custos com a perda de produtos, consequência da chamada quebra operacional. Isso inclui perdas por avaria, data de vencimento atingido, maturação dos perecíveis de hortifruti, entre outros. Com a solução, empresa identificou que 63% de todos os produtos perdidos eram resultado de 'falha operacional' e 37% de 'falha não-operacional'.

Com a acirrada concorrência no mundo dos smartwatches, fazer um aplicativo eficiente e que caia nas graças dos usuários é um dos maiores desafios das empresas de tecnologia e software. Por este motivo, a Radix investiu em um teste de usabilidade com usuários antes de lançar no mercado o aplicativo de celular que está desenvolvendo para o grupo Technos. O projeto, que contempla a integração dos dispositivos smartwatches da fabricante com o celular, foi avaliado por mais de vinte pessoas. Entre as funções desempenhadas pelo aplicativo estão contador de passos, medição dos batimentos cardíacos, leitura de mensagens, envio de fotos e acesso a documentos.

A Radix também deu início ao seu programa de estágio. O programa oferece aos estagiários capacitações com foco em competências comportamentais, que desenvolvem habilidades que possibilitam o amadurecimento e a representatividade institucional, além de fortalecer o conhecimento técnico deles. O programa se divide em quatro competências: resolução de problemas e foco o resultado, trabalho em equipe, gestão de trabalho e postura profissional. Atualmente, a Radix tem cerca de cem estagiários, que ficam nos escritórios de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2019, contribuímos para a disseminação do conhecimento de ferramentas tecnológicas e, ao mesmo tempo, participamos de uma importante ação social, apoiando a formação de jovens com menos oportunidade. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, a Radix patrocinou neste ano o Estúdio Escola de Animação, que proporciona um primeiro contato de estudantes da rede pública de ensino com o segmento da animação. As aulas reproduzem o funcionamento de um estúdio profissional e abrangem as diversas funções de uma produção, para além do desenho.

Estamos preparados para grandes conquistas em 2020. Teremos desafios e queremos continuar crescendo com qualidade e reputação, tornar nossa empresa cada vez mais global, investir em pessoas e, principalmente, superar nossas metas de resultado.