News

Ic back

13Dec

Radix recebe prêmio Pró-Ética por seu programa de compliance

Pelo 3º ano consecutivo, empresa é reconhecida por integridade nas relações comerciais. Apenas 26 companhias têm o selo no Brasil

Pro etica 2019 site Compiance officer da empresa, Fábio Lopes, recebendo o prêmio da Radix de empresa Pró-Ética

A Radix participa, pelo terceiro ano consecutivo, da seleta lista de 26 empresas com o selo Pró-Ética, um reconhecimento às companhias do Brasil consideradas íntegras em suas relações comerciais e comprometidas com o combate à corrupção por meio de programas efetivos de compliance e de um código de ética. A premiação aconteceu durante a 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, no dia 12 de dezembro, em Brasília.

- Na Radix, sempre adotamos práticas éticas e buscamos ser transparentes nas nossas decisões e relações. Isso é algo inerente a nossa cultura. O prêmio é uma honra e um reconhecimento de que nossas boas práticas estão sendo reconhecidas - afirma o CEO da empresa, João Chachamovitz.

Segundo o compliance officer da empresa, Fábio Lopes, a premiação é reflexo do nível de maturidade do programa de compliance da empresa. Os principais pilares do programa da multinacional de tecnologia são comprometimento da alta direção e compromisso com a ética; políticas, procedimentos e código de conduta; comunicação e treinamento de toda a equipe; canais de integridade, dúvidas e denúncia; análise de risco e monitoramento; e comitê de ética.

- O programa de compliance e o Comitê de Ética da Radix têm a função de prevenir e combater qualquer violação às regras da nossa empresa e às leis do Brasil e de outros países em que atuamos. Agir de acordo com as normas e respeitar os acordos firmados são compromissos "número um" da Radix - diz Fábio Lopes.

Para o membro do Comitê de Ética da Radix, Alan Bittar, a premiação do Pró-Ética já faz parte da história da Radix. O selo demonstra o empenho da área de compliance, o apoio da alta administração e a cultura ética, sustentável e orientada a relações de longo prazo:

- A premiação é importante por ser um incentivo positivo extremamente valioso e que premia a cultura ética.

Já de acordo com o gerente da Radix e também membro do comitê de Ética, Adonis Carvalho, o fato de uma empresa ser Pró-Ética reitera o compromisso coletivo de fomentar um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente:

- Já que uma sociedade cada vez mais justa e livre de corrupção é desejo da maioria, devemos começar onde nossas ações têm maior repercussão e promover essa intenção nas nossas famílias, comunidades e locais de trabalho. É mirando neste último objetivo que se firma o compromisso de uma empresa Pró-Ética.

O selo de Empresa Pró-Ética é um reconhecimento público do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União para identificar, nos setores público e privado, empresas comprometidas com a ética, o combate à corrupção e a prática de negócios íntegros por meio de um Programa Efetivo de Compliance e de um código de ética profissional robusto. A iniciativa fomenta ainda ações pautadas na adoção voluntária de medidas de integridade e transparência.

Apenas 222 empresas no Brasil cumpriram os requisitos de admissibilidade e enviaram o questionário de avaliação devidamente preenchido e no prazo estipulado. Após o processo de avaliação, 26 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2018-2019.