News

Colaboradoras da Radix organizam e palestram em evento de TI voltado para mulheres

"International Women's Day Rio de Janeiro 2019"​ incentiva a diversidade a conhecer o mundo da tecnologia

Iwd06 site Dinâmica de grupo durante o International Women's Day Rio de Janeiro 2019

Um grupo de mulheres que trabalham com tecnologia e integram o grupo Google Developers Group/Rio de Janeiro, o Women Techmakers, vem liderando uma série de atividades com foco na inclusão de mulheres no mundo da tecnologia. Como parte desse esforço conjunto, no último sábado (16 de março), colaboradoras da Radix promoveram e participaram do evento "International Women's Day Rio de Janeiro 2019", totalmente gratuito. Cerca de 25 pessoas estavam presentes.

A analista de software da Radix, Erika Bueno, deu a palestra "Swift para Todes - Programando em Swift no Ubuntu", abordando a linguagem de programação criada pela Apple e disponibilizada como código aberto desde 2015. Ela conta que o feedback foi bastante positivo: 

– O objetivo da palestra foi apresentar um pouco do Swift, já que é uma linguagem moderna e fácil de aprender. Após o evento, três participantes pediram para que eu fizesse mentoria de programação com elas – comenta – Isso me inspira ainda mais. Estou sempre engajada em eventos e comunidades que promovem a inclusão de mulheres na área de TI, ainda muito dominada por homens – diz Erika.

Já a testadora de software da Radix, Helena Costa, foi uma das organizadoras do evento. Ela faz parte do Women Techmakers.

– O evento também é importante para networking. Além do encontro presencial, as participantes costumam manter contato por meio de grupos no Facebook e no Telegram, nos quais as pessoas mais experientes tiram dúvidas e compartilham conhecimento com as demais – explica Helena, acrescentando que o próximo encontro já tem data marcada: – Será no mês de junho, com o tema junino!