News

Radix participa de Semana de Integração do Instituto de Química da Uerj

Especialistas da empresa palestraram para cerca de 40 estudantes e contam que os alunos saíram de lá mais motivados

Uerj alice davidson site Alice Fortuna e Davidson Lima contaram aos estudantes da Uerj as experiências deles no mercado de trabalho

Os radixianos Alice Fortuna e Davidson Lima participaram da Semana de Integração do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No último dia 1º, eles conversaram com cerca de 40 estudantes e contaram um pouco da história da Radix, a atuação da empresa e as experiências deles como engenheiros.

– Foi muito bacana mostrar como um engenheiro pode desenvolver tecnologia. Busquei passar um pouco dos desafios enfrentados aqui, tais como trabalho em equipe multidisciplinar, cumprimento de prazos e necessidade constante de aprendizado. Também procurei relacionar conhecimentos obtidos ao longo do curso de engenharia química com as atividades exercidas nos projetos dos quais participei. Levamos exemplos da vida real e apresentamos uma área de atuação nova para muitos que estavam ali – explica Davidson, que está na Radix há pouco mais de três anos e participou da primeira turma de trainees da empresa.

O público interagiu bastante e quis saber, principalmente, sobre mercado de trabalho, como oportunidades de estágio na Radix, período ideal para se inserir no mercado e quais disciplinas eletivas, de outras áreas, são pertinentes para o dia a dia de um engenheiro. De acordo com Alice, os questionamentos mostraram o interesse dos alunos em trocar conhecimento.​

– Muitos alunos estavam desanimados tanto com a estrutura da faculdade como com a atual dificuldade de entrar no mercado de trabalho. Depois da nossa apresentação, deu para perceber que eles ficaram mais motivados, principalmente pelo fato de eles terem visto as matérias que eles estudam na faculdade sendo aplicadas no desenvolvimento de projetos. Outro ponto que também chamou muita a atenção dos alunos foi o fato de eu trabalhar há apenas um ano e meio na Radix e ter participado de tantos projetos em áreas diferentes, ficando clara a variedade de oportunidades que a Radix oferece pro Engenheiro Químico – expõe ela. –  Foi muito gratificante para mim, fico muito feliz em inspirar pessoas.

O convite para participar da Semana de Integração do Instituto de Química da Uerj​ surgiu a partir do Davidson, ex-aluno de lá. Essa foi a primeira vez que os dois palestraram em uma universidade, mas a expectativa é que outras oportunidades como essa surjam em breve.