News

Radix conquista recertificação nas normas ISO9001, 14001 e OHSAS 18001

Auditoria do BV observou apenas duas não-conformidades da Radix

Dscn0239 site Equipe do SGI e o diretor Geraldo Rochocz, com as certificações

Há pouco tempo a Radix passou por uma nova auditoria realizada pelo Bureau Veritas (BV) e foi recertificada nas normas ISO 9001 e 14001 e OHSAS 18001. Os certificados reafirmam a qualidade dos serviços prestados pela Radix e garantem a conformidade dos processos com as normas internacionais. 

A ISO 9001 se refere ao compromisso da empresa com a prestação de serviços e produtos com um padrão de qualidade e, consequentemente, com a satisfação dos clientes. A ISO 14001 se refere ao entendimento e esforço da Radix em controlar a interação das suas atividades com o meio ambiente. Já a OHSAS 18001 foca no entendimento e controle dos riscos à saúde e à segurança dos funcionários da empresa.

Em 2015, as normas 9001 e 14001 passaram por uma atualização, que exigiu uma adaptação da Radix a novas regras. A principal mudança foi em relação aos riscos e oportunidades, atuando como ferramenta preventiva. Assim, a empresa passa a identificar, planejar e implementar ações que evitam situações indesejadas (riscos) ou potencializar possíveis melhorias (oportunidades). De acordo com Maíra Emidio, engenheira de segurança do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Radix, a empresa precisou criar novas metas e refazer as já existentes. 

- Revisamos e reavaliamos o sistema de gestão e criamos outros objetivos para a empresa se encaixar nas novas normas - explica. - É importante ressaltar que todos os funcionários precisam se envolver e ter a responsabilidade de cumprir as regras da empresa, como descartar corretamente o lixo. O SGI é apenas um facilitador, que entende as normas, mas depende de todos os colaboradores.

A auditoria do BV aconteceu em março deste ano e observou apenas duas não-conformidades da Radix. O processo verificou documentos e entrevistou áreas como TI, Compras e Controladoria, sobre atividades específicas de cada setor de atuação. Alguns radixianos também foram questionados sobre assuntos gerais do SGI. 

Embora a auditoria tenha acontecido em março, a Radix foi certificada no final de maio, ratificando a avaliação do auditor sobre a conformidade e a maturidade do sistema de gestão da empresa. A Radix é certificada desde 2011, quando o SGI foi implementado.

- As três certificações são importantes para a Radix, uma vez que elas fazem parte das exigências de vários clientes. Além de mantê-las, ainda conseguimos adquirir novos clientes. Elas mostram que a empresa se importa com os funcionários, o meio ambiente, o espaço físico e os clientes - diz Maíra. 

Este ano, a recertificação foi significativa para toda a Radix, mas especialmente para a equipe do SGI, que está sob a supervisão do diretor Geraldo Rochocz​:

- Não tivemos um coordenador direto para direcionar nossas atividades e respondemos diretamente à diretoria, fazendo com que nos esforçássemos ainda mais - finaliza Juliana Souza, que também faz parte do SGI.