News

Gerente-geral da Radix participa de banca da PUC-RJ

O assunto principal abordado nos projetos avaliados foi BIM - Building Information Modeling.

Radix banca puc rj bim Radixiana na banca da PUC-RJ

A gerente geral de engenharia da Radix, Karla Basile Rocha, participou em dezembro, da Banca de projeto final da disciplina CIV 2155 – BIM: Novas tecnologias e Metodologias na Engenharia da Pós- Graduação do Departamento de Engenharia Civil da PUC RJ.

Após ter participado da mesa do Seminário de Inovação AGI/PUC-RIO: Inovação na Educação e na Formação de engenheiros, Karla ficou sendo conhecida por uma professora que estava coordenando grupos de trabalho sobre BIM - Building Information Modeling. Karla abordou este assunto na mesa, como sendo um dos meios atuais de inovação da engenharia. A partir daí, a professora Elisa Sotelino procurou a gerente pois queria alguém de referência do mercado para orientações, parceria e apoio.

Na mesa, Basile avaliou dois projetos apresentados por grupos formados por estudantes de Arquitetura e Estruturas. Esta foi a primeira vez que ela participou de uma banca de projeto final e ficou impressionada com a inovação da universidade em promover este tipo de evento, dando aos estudantes a possibilidade de fazerem um projeto completo e fornecendo as ferramentas BIM, que apresentam custo financeiro elevado, e não têm uso trivial. “Fiquei muito lisonjeada com o convite da professora Elisa para que eu que eu participe da elaboração de um curso de Engenharia multidisciplinar que a PUC está tentando emplacar, considerando utilizar ferramentas inteligentes de mercado e favorecendo cada vez a multidisciplinaridade, que é o principal problema ancestral que temos nos projetos de engenharia, nos quais as ferramentas ajudam muito, mas não resolvem 100%. Além de ser uma honra, acredito que esta seja uma grande oportunidade disruptiva e inovadora no mundo da engenharia.”, declarou.

Os estudantes tiveram três meses para desenvolver os projetos, considerando todas as disciplinas envolvidas (arquitetura, estrutura, instalações hidrossanitárias, elétrica, alguns sistemas de telecomunicações, HVAC e Tubulação para tratamento com fins de reaproveitamento de água), utilizando conceitos sustentáveis (LEED - Leadership in Energy and Environmental Design), e tendo contato com a ferramenta pela primeira vez.

Também participaram da banca: Marcelo Saraiva (Diretor da Header Engenharia); Hugo Fucks (Professor associado e Diretor do Departamento de Informática da PUC);  Verônica Natividade (Professora do Departamento de Arquitetura da PUC) e Mônica Aguiar (sócia do escritório técnico Justino Vieira Monica Aguiar Projetos Estruturais e professora do departamento de Arquitetura também da PUC).